Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. Situado no município de Vila Velha/ES, no alto de um penhasco a 154 metros de altitude e a 500 metros do mar.

Devido a sua importância histórica, foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943.

 

convento da penha

 


Convento da Penha: um pouco da sua história

A história do convento começa em 1558, com a chegada do frei espanhol Pedro Palácios que, anos mais tarde, encarregado da construção de uma pequena igreja no alto do morro da Penha.

Em 1562, o Frei Pedro Palácios construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

 

visual morro do moreno

 

Diz a lenda… que frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento, onde era mantido um quadro de Nossa Senhora da Penha. Contudo, a imagem teria desaparecido por três vezes e, em todas as ocasiões, foi encontrada no alto do morro onde está construído o convento.

Ou seja, acredita-se que esse foi o motivo da escolha do local para a construção do Convento da Penha.

Grande parte do interior do Convento da Penha é revestido com madeira em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879.

O altar-mor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó, passando por restaurações em 1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011. 

Devido a altitude que se encontra e pela proximidade do mar, do Convento da Penha se tem uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória e do Oceano Atlântico.

Vista do convento


Convento da Penha: como chegar?

O Convento da Penha está localizado no bairro da Prainha, o mais antigo do município de Vila Velha/ES, na rua Vasco Coutinho, s/nº.

Para chegar de carro saindo de Vitória/ES, capital do Espírito Santo, basta atravessar a Terceira Ponte para Vila Velha e seguir as placas ou se guiar pelo GPS.

 


Convento da Penha: horário de funcionamento

O Convento da Penha abre os portões às 6h da manhã e fecha às 16h.

Para consultar o horário das missas presenciais, confissões, missas online, consulte o site oficial aqui.


Como subir até o Convento da Penha?

O Convento da Penha fica situado numa área de Mata Atlântica. Então, quando você for visitar o Convento, você desfrutará do contato com a natureza, o que deixa o local ainda mais agradável.

Para chegar ao Convento da Penha, você pode subir pela estrada de carros que vai até o Campinho, onde fica o estacionamento. Mas, muitos preferem subir a pé, pela “Ladeira da Penitência”, exclusiva para pedestre, com seus 457 metros de extensão.

Ladeira da Penitência

Também conhecida como a “Ladeira das Sete voltas” ou ainda das “Sete Alegrias de Nossa Senhora”, recebeu o nome de Ladeira da Penitência devido ao seu declive acentuado e pelo calçamento irregular feito pé de moleque, o que exige esforço para subi-la.

“Você sabe o que é calçamento pé de moleque? Engraçado o nome não?! Mas sua definição faz parte da nossa triste história escravagista.

Naquela época, o corte das pedras era totalmente rústico, feito a base da picareta pelos escravos e em boa parte nem eram cortadas, sendo colocadas na forma que eram retiradas.

Os filhos desses escravos, que eram costumeiramente chamados de “moleques” iam em seguida esparramando terra arenosa e acertando as pedras com os pés. Por isso o termo “calçamento pé de moleque”.

 

subida do convento da penha


O nome  “Ladeira das Sete voltas” se deve as curvas que existem na subida da ladeira, que passam dentre a Mata Atlântica. Além disso, pelas sete voltas existem cruzes e nichos com imagens para meditações e orações.

As sete voltas também fazem insinuação as “Sete Alegrias de Nossa Senhora”, ou seja, a devoção instituída e propagada pela Ordem Franciscana, que são: anunciação, visita da prima Isabel, nascimento de Jesus, recebimento do Espírito Santo, apresentação de Jesus no templo, ressurreição e ascensão de Nossa Senhora.

A existência dessa ladeira data da fundação do Convento, tendo já passado por ela personalidades importantes de cenário religioso e político do País, por exemplo, o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva em 1860.


Museu do Convento da Penha

O Museu de Nossa Senhora da Penha, fundado em 1952, na antiga Casa dos Romeiros, e reinaugurado em 2000, exibe vários objetos do acervo histórico do Convento, que documentam o cotidiano do Santuário por mais de quatrocentos anos.

Estão em exposição peças sacras, de liturgia, de vestimentas, dentre outras.


Sala dos Milagres

Ao lado do museu está a Sala dos Milagres. Nela se encontra parte da variada coleção de ex-votos, ofertados à milagrosa Virgem da Penha, como muletas, peças em cera e gesso, vestimentos e fotografias.

O ex-voto representa uma oferta que comemora um voto ou promessa feita em ocasião de doença ou perigo.

Ainda, na Sala dos Milagres você encontra a cópia da imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida por Carlo Crepaz, em 1958. A imagem original, também denominada “imagem peregrina”, visto que visita as paróquias e comunidades de todo o Estado.


Pedidos de Oração

Se você mora longe do Convento da Penha mas gostaria de pedir uma oração para você ou para outra pessoa, é disponibilizado no site oficial do Convento um campo para fazer seus pedidos de oração.

Se quiser solicitar uma oração, clique aqui.

 

Campinho

No sopé do penhasco, onde foi construído o convento e a igreja, fica uma chapada que hoje é conhecida como Campinho, onde nos dias normais funciona o estacionamento.

Todavia, nos dias de festa, como a da Padroeira do Espírito Santo, as missas são celebradas em um altar construído no local. Do Campinho se pode ter uma das mais belas imagens do convento, onde as duas palmeiras se destacam.

Ainda, neste espaço plano também se encontra a Capelinha de São Francisco, que era a moradia habitual de Frei Pedro Palácios. Nela o frei se entregava aos exercícios de penitência e oração.

No Campinho também há uma loja de artigos religiosos e uma lanchonete.


Padroeira do Estado do Espirito Santo

A imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, é revestida de significados. Ou seja, traz consigo as cores rosa, que representa a humanidade de Maria e o azul, sua divindade.

 

Padroeira do Espirito Santo

Suas vestes inspiraram Dr. Jerônimo Monteiro, então governador do Espírito Santo, a estabelecer em 1908 as mesmas cores para a bandeira do Estado. Em 1947, quando a bandeira foi oficializada, o vermelho do manto da padroeira foi trocado definitivamente pelo rosa.

O Convento da Penha retrata a trajetória dos religiosos da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.


Festa da Penha

Todos os anos, no domingo de Páscoa, tem início as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Penha, sendo esta festa a maior celebração religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa Mariana do Brasil.

A princípio, a Festa da Penha começou com Frei Pedro Palácios e teve origem na devoção a Nossa Senhora das Alegrias. Uma das alegrias de Maria é a ressurreição de Jesus e, por conta disso, celebrada na Páscoa.

A Festa tem duração de 9 dias, ou seja, inicia no domingo da Páscoa e termina na segunda-feira após a oitava da Páscoa, sendo esse último dia de festa, o dia da Padroeira, feriado estadual no Espírito Santo.

A cada ano, o número de fiéis tem aumentado durante a festa. Estima-se que ao longo dos 9 dias, aproximadamente 1 milhão de pessoas participam de algum momento da festa: romarias, missas, oitavário ou somente vão ao Convento para prestar sua homenagem pessoal e familiar à Padroeira.

 

Festa da Penha
Foto Renata Esgario (site oficial Convento da Penha)


As romarias a cada ano reforçam o caráter devocional desta festa, sendo expressivo o número de pessoas que participam das Romarias e diversas missas que compõem a festa.

Por exemplo, a Romaria dos homens, criada no ano de 1958, e que a cada ano aumenta mais a participação das pessoas, e a Romaria das Mulheres que também cresce a cada ano da festa.

Então, se quiser saber a programação completa da Festa da Penha, consulte o site oficial do Convento.

O Convento da Penha retrata a trajetória dos religiosos da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.

O Santuário da Penha abriga séculos de história, de fé e de devoção, sendo considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.

Por fim, além da sua beleza, o Convento da Penha é um lugar que transmite muita paz!

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Convento da Penha? Conta pra gente!

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!
Reservando com os nosso parceiros blog você não paga nada a mais por isso, aproveita os descontos para economizar e ajuda a manter o blog!


Hospedagem:
no Booking você encontra os melhores preços, reserve e viaje tranquilo!

Aluguel de carro: uma excelente opção de reserva de carros é a Rentcars. Além de não cobrar IOF, divide em 12 parcelas ou você pode aproveitar o desconto de 5% no boleto bancário. Bom né?

Seguro Viagem: sendo sua viagem para dentro ou fora do Brasil, utilize o comparador do Seguros Promo e garanta as melhores opções. Quer mais vantagem? Use o cupom desconto PORAICOMJOSI5 e ganhe 5% de desconto.

Passagem aérea: encontre os melhores preços e promoções de passagens aéreas. Para isso, use o buscador de passagens PassagensPromo para achar as melhores ofertas para seu vôo.

Viaje conectado. Adquira seu chip de internet antes de viajar, receba em casa e aproveite a comodidade de chegar no destino conectado. Confira os excelentes planos do EasySim4U!

Evite filas nos principais passeios e atrações turísticos. Veja os melhores preços e opções para otimizar sua viagem.